Chefe Henrique Sá Pessoa

Para Henrique Sá Pessoa há apenas a cozinha boa e a cozinha má. A sua, define-a como uma cozinha de sabor: gosto refinado, técnica perfeita e produto excelente.
A base da sua filosofia gastronómica está nas suas influências e referências: as viagens pelo mundo, a paixão pela Ásia, o conhecimento da cozinha tradicional portuguesa, a vida em Lisboa.

O Restaurante ALMA define-se como um restaurante fine dining: cozinha de autor, servida informalmente num ambiente sofisticado. Pretende ser um espaço inovador, não apenas no que respeita às abordagens que propõe, como ao simplificar e quebrar algumas regras básicas do serviço, que é rigoroso mas descontraído.

Em 2017 é nomeado embaixador da Estrella Damm em Portugal – ao lado de personalidades da cozinha mundial como Joan Roca, Andoni Aduriz e Albert Adrià, lança o Tapisco, que rapidamente se torna um sucesso ao juntar Tapas e Petiscos num ambiente confortável e despretensioso, e realiza um dos seus sonhos ao abrir um espaço intimista, de criação e experimentação – o Atelier.

Em Novembro de 2017 é convidado para jurado na prestigiada competição internacional San Pellegrino Young Chef 2017, em Madrid, e eleito Men of the Year 2017 pela Revista GQ, na categoria Gourmet. Já na reta final do ano inaugura o Balcão, no El Corte Inglés – Gourmet Experience, um espaço inspirado nas tabernas portuguesas, em mais uma parceria com Rui Sanches e o Grupo Multifood.

2018 fica marcado pelo bi-estrelato do ALMA*, pela estreia de um novo programa de TV (FOX Life), Chef de Família, onde se faz acompanhar pela filha Inês. E em finais de agosto, o chef abre o Tapisco no Porto, o seu primeiro restaurante na Invicta, cuja carta inclui novidades com sotaque nortenho.